Câmara vota projeto que obriga retirada de fios inutilizados nos postes de Botucatu

Projeto de lei será votado nesta segunda-feira (14) e busca responsabilizar concessionárias e empresas de telecomunicações pela remoção de fios inutilizados nos postes de Botucatu.

A Câmara Municipal de Botucatu vota na noite desta segunda-feira (14) o Projeto de Lei nº 54/2025, de autoria do vereador Welinton Japa (MDB). A proposta altera a Lei nº 5.741/2015, que trata da obrigatoriedade da empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica realizar o alinhamento e a retirada dos fios inutilizados dos postes.

O projeto também reforça a responsabilidade das empresas que utilizam os postes como suporte para seus cabeamentos — como companhias de internet e telefonia —, exigindo que sejam notificadas e responsabilizadas pela organização e remoção de materiais sem uso.

Segundo o autor da proposta, o objetivo é garantir mais segurança à população e melhorar a paisagem urbana, que em muitos pontos da cidade é prejudicada pelo excesso de fios pendurados e emaranhados.

A proposta será analisada pelos parlamentares durante a sessão ordinária e, se aprovada, seguirá para sanção do Executivo.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais