Docente do IBB é nomeada acadêmica honorária da Academia Botucatuense de Letras, Ciências e Artes (ABL)
Reconhecimento destaca a promissora trajetória da professora Helenice de Oliveira Florentino Silva, do setor de Biometria do IBB
Na última sexta-feira, 22, a professora Helenice de Oliveira Florentino Silva, do Setor de Bioestatística e docente do Programa de Pós-Graduação em Biometria do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp), passou a integrar oficialmente o quadro de acadêmicos honorários da Academia Botucatuense de Letras, Ciências e Artes (ABL). O convite foi aceito com um importante objetivo: além de representar o IBB na instituição, contribuir com suas experiências adquiridas na jornada profissional e a oportunidade de dar visibilidade às mulheres negras na ciência e educação.
Missão, visão e valores que se complementam
A Academia Botucatuense de Letras, Ciências e Artes (ABL) é uma entidade cultural sem fins lucrativos cuja missão é valorizar e divulgar as artes, a história e a memória botucatuense por meio de ações e pessoas que fomentam a cultura, educação e ciência em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Para a professora Helenice, integrar o quadro de acadêmicos honorários da ABL caminha ao lado de sua atuação como orientadora do Programa de Pós-Graduação em Biometria do IBB, pois envolve a produção de conhecimento científico, e o compromisso com a divulgação e a aplicação de uma ciência de qualidade em benefício da sociedade. “No programa, atuo na formação de mestres e doutores capazes de desenvolver pesquisas inovadoras e interdisciplinares, o que dialoga com a missão da ABL de valorizar a ciência como parte fundamental da cultura. Além disso, a experiência com a orientação acadêmica fortalece minha atuação em iniciativas que unem ciência, educação e inclusão, ampliando o alcance social e cultural das atividades da Academia”, afirma a docente.
Entre as ações da Academia, destaca-se a promoção da língua portuguesa e da literatura em um ambiente de convivência acolhedora e familiar, em harmonia com a tradição acadêmica. Sob a ótica da docente, a ABL exerce um importante papel na preservação e promoção da cultura local, fortalecendo a identidade de Botucatu, ao mesmo tempo que estimula o diálogo com a comunidade acadêmica. “Vejo a instituição como um espaço de integração, oferecendo a oportunidade de ampliar o alcance da ciência à comunidade, aproximando o conhecimento produzido nas universidades com a sociedade em geral. Essa ponte entre cultura e ciência é essencial para o desenvolvimento social, educacional e humano da nossa região” complementa.
Pronta para os novos desafios
Ao assumir a responsabilidade de compor o quadro de acadêmicos honorários da Academia Botucatuense de Letras, Ciências e Artes (ABL), a professora Helenice reconhece a nova responsabilidade com a ciência e com a sociedade, celebra a oportunidade como um novo desafio profissional em sua carreira acadêmica, e busca fortalecer sua atuação como pesquisadora, dedicada à produção de conhecimento científico de qualidade e à formação de novos profissionais.
“Junto à Academia, espero contribuir para a valorização da ciência como parte da cultura, promovendo a integração entre literatura, artes e pesquisa científica. Espero que minha atuação na ABL seja também uma forma de inspirar jovens, especialmente mulheres e mulheres negras, mostrando que a educação e a ciência são caminhos de transformação e empoderamento”, conclui a professora.
O IBB parabeniza a conquista da docente que há tantos anos veste a camisa do instituto e exerce com maestria o papel de educadora e pesquisadora na universidade pública.