Professora da Faculdade de Medicina Veterinária é homenageada como Patologista Destaque Sênior 2025
A professora Renée Laufer Amorim, do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi agraciada com o título de Patologista Destaque Sênior 2025, concedido pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV).
A homenagem ocorreu durante o 8º Congresso de Patologia Veterinária e o XXII Encontro Nacional de Patologia Veterinária, realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, em Cuiabá, Mato Grosso.
A premiação reconhece a trajetória da docente, marcada pela contribuição significativa ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de Patologia Veterinária. Ao longo de sua carreira, a professora Renée tem se dedicado à formação de gerações de médicos-veterinários, ao fortalecimento da comunidade científica e ao avanço do conhecimento na área, tornando-se referência nacional e internacional.
Trajetória
A professora Renée Laufer Amorim é graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (1992), com mestrado (1997) e doutorado (2001) em Medicina Veterinária pela Unesp. Fez pós-douotrado na Universidade da California, Davis nos anos de 2016/2017. Atualmente é professora Titular da FMVZ/Unesp. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Veterinaria, oncologia comparada e translacional.
Foi editora do Brazilian Journal of Veterinary Pathology (2017/2020), coordenadora do programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária, da FMVZ/Unesp (2021/ 2025).É membro da Associação Brasileira de Patologia Veterinária, da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária, do Latin Comparative Pathology Group e da International Coalition for Veterinary Pathology. É pesquisadora nível A do CNPq.
Por: Sérgio Henrique Santa Rosa