ABAD de Botucatu promove campanha para diagnóstico de diabetes, caminhada e palestras
Programação tem início no sábado, 11, e segue até terça-feira, 14, Dia Mundial do Diabetes
A Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético- ABAD irá realizar no próximo sábado, 11, uma campanha de diagnóstico precoce do diabetes, das 9h às 13h, na Praça Paratodos, em Botucatu.
Neste dia haverá testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de IMC e orientações sobre prevenção e tratamento da doença com profissionais da área, educador em diabetes, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e endocrinologista.
Será realizada também uma ação pós-campanha, para rastrear as pessoas que tiveram suas glicemias alteradas para verificar se procuraram as unidades de saúde ou médicos de sua preferência e quais foram os desdobramentos.
No dia 12, domingo, a ABAD realiza a 2ª Caminhada da ABAD – “Saúde Solidária”, de 1km e finalizada com aula de alongamento e aero dance com a instrutora de dança. O ponto de partida será na Portaria Nova do Lageado.
Já no dia 13, segunda-feira, a Associação oferece palestras na Faculdade UniBR, a partir das 19h, para alunos de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia, cujos temas englobam: psicologia com foco no tratamento de doenças crônicas, a fisioterapia como aliado na prevenção e tratamento do diabetes, nutrição em pessoas com diabetes.
No Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro, a organização realiza também o evento “A ABAD de portas abertas”. O evento incluirá uma mini campanha na própria sede, com blitz para convidar os cidadãos a conhecerem o trabalho, com a realização de testes de glicemia gratuito das 9h às 15h.
A equipe responsável será composta por voluntários da associação, estudantes de técnico em enfermagem da ETEC – Botucatu, técnico em nutrição da ETEC – Botucatu, educador em diabetes, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e endocrinologista.
“A expectativa da campanha é de que as pessoas com glicemias alteradas procurem as unidades de saúde ou médicos de sua preferência e iniciem tratamento de imediato”, disse Adriana Barretto, presidente da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético.
Para a realização destas ações, a instituição conta com o apoio de Coalizão Vozes do Advocacy, da Daiichi Sakyo, da Novo Nordisk e da Servier.
Mais informações podem ser acessadas no: https://www.abadbotucatu.org/
Sobre o Dia Mundial
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.
Com cerca de 16 milhões de brasileiros com diabetes, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com a condição.
Sobre a ABAD
Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético foi criada em 1992 por profissionais da saúde, pessoas com diabetes e seus familiares que buscavam o melhor para o tratamento do paciente. Desta forma se preocupa em promover qualidade de vida através de atendimento especializado de uma equipe de profissionais de forma interdisciplinar.
Fonte: Acontece Botucatu