Alunos da “Hernâni Donato” visitam horta comunitária para encerrar projeto de alimentação sustentável 

O projeto com a turma do quinto ano da escola utiliza metodologias ativas e será apresentado na Feira do Sebrae de educação empreendedora

No dia 09 de agosto, os alunos do quinto ano da EMEFI “Hernâni Donato”, no bairro Cedro, participaram de uma visita guiada à horta comunitária do Parque 24 de Maio. A Hernâni está sob direção da professora Bruna Lima Borgato e sob coordenação pedagógica da professora Eunice Pedro Santos, e contou com um grande número de inscrições no programa de educação empreendedora do SEBRAE este ano.

Um dos projetos inscritos pela escola é sobre Alimentação Sustentável com o quinto ano, desenvolvido pela professora polivalente Maria Roseli Kraus e pelo professor de experiências em ciências da natureza Vinícius Nunes Alves. O tema foi trabalhado em diferentes etapas ao longo de um mês adotando a metodologia ativa da aprendizagem baseada em projeto.

Houve palestra introdutória com nutricionista sobre alimentação sustentável, divisão em grupos para confecção de cartazes, cartas e desenhos com dicas e desenhos sobre alimentação sustentável, impactos da alimentação não sustentável e associação da alimentação sustentável com alguns objetivos do desenvolvimento sustentável.

Na sequência, houve preparação de sucos detox orgânicos (verde, amarelo e vermelho) no refeitório, degustação e discussão sobre características de cada suco. Para fechar o projeto, a turma fez uma visita didática à horta comunitária “Parque 24 de Maio” e foi recebida pelo Sr. Luciano, responsável pela horta, que conduziu os alunos pelos canteiros, apresentou a variedade de hortaliças presentes (couve comum, couve australiana, brócolis, alface roxa, alface crespa, alface americana, rúcula, cebolinha, beterraba, hortelã, jiló e outras).

Ele também explicou características de uma horta comunitária, como preço acessível, público da comunidade como prioridade e produto sem agrotóxico, além de dicas como horários mais frescos para regar, proteção natural das plantas contra herbívoros e outras informações.

Os alunos capinaram com enxada sob orientação da Dona Cida que trabalha na horta, conheceram o instrumento marcador e plantaram algumas mudas de alfaces com Luciano e outros funcionários da horta, como Kelly e Sr. Anidel. Como lembrança de despedida, cada aluno levou para casa um tubete com muda de alface.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais