Soccer ball on soccer field.

Artilharia da Champions por país: Real Madrid assegura Brasil líder, mas pelotão europeu se aproxima

Brasucas marcam quatro gols na semana (três vindos do time merengue), mas veem trinca europeia diminuir vantagem na ponta. Rodada tem gols decisivos de Cristiano Ronaldo e Messi

Se Brasil e França polarizaram a disputa do Ranking de artilharia por país da Liga dos Campeões nos últimos três anos, ao que tudo indica, na temporada 2021/22, teremos mais candidatos ao troféu. Transcorrida metade da fase de grupos, o Brasil lidera, com 12 gols, mas outros três países estão fungando no cangote: Espanha, França e Alemanha, todos com um golzinho a menos. Portugal, que sempre pode contar com os gols de Cristiano Ronaldo, tem dez bolas na rede. Ou seja: vale a pena acompanhar rodada a rodada essa apertada disputa.

O Brasil assegurou a liderança muito por conta do Real Madrid, que aproveitou a qualidade de Vinícius Júnior e Rodrygo para dizimar o Shakhtar Donetsk na Ucrânia: 5 a 0. Vini marcou dois belos gols, e Rodrygo anotou mais um. Outro brasuca que deixou sua marca foi Antony, contribuindo com um gol para os  4 a 0 do Ajax sobre o Borussia Dortmund – e olha que Haaland esteve em campo, hein. Companheiro de Antony, Haller também carimbou o time alemão, mantendo-se na artilharia isolada da Champions, com seis gols.

Antes de falar dos demais países, precisamos dar espaço para Messi e Cristiano Ronaldo, que decidiram jogos importantes. O argentino fez dois gols na vitória apertada do PSG sobre o RB Leipzig (3 a 2), com direito a cavadinha infame no pênalti do terceiro gol. Já o português mandou cabeçada certeira para garantir a virada de 3 a 2 do Manchester United, em partida que se desenhava a favor da Atalanta, que chegou a abrir 2 a 0. Cristiano tem os mesmos três gols de Messi na edição atual, e os parceiros lusitanos vão colaborando para a quinta colocação de Portugal. Já a Argentina segue fora do Top 10, com meros quatro gols – Dybala fez o único gol hermano, além dos de Messi.

A trinca de vices da nossa lista se destacou na rodada, com cinco gols para cada país. A França foi às redes com Griezmann (responsável por dois gols e uma expulsão bizarra naderrota de 3 a 2 do Atlético de Madrid para o Liverpool); Benzema, que segue voando na temporada; Mbappé e Mukiele, em lados opostos em PSG x RB Leipzig. Aliás, Neymar não jogou a partida, por conta de dores musculares.

A Espanha, que soma 11 jogadores diferentes com um gol cada, se fiou no Villarreal, que venceu por 4 a 1 o Young Boys, da Suíça. Alberto Moreno, Gerard Moreno e Yéremy Pino assinaram seus gols pelo Submarino Amarelo. Piqué definiu a primeira vitória do Barcelona , diante do Dínamo de Kiev, e Sarabia deixou o seu no triunfo do Sporting.

Pela Alemanha, Sané anotou dois na goleada – mais uma – do Bayern de Munique, desta vez sobre o Benfica, de Jorge Jesus (4 a 0); Havertz marcou pelo Chelsea no tranquilo passeio diante do Malmö; Adeyemi (RB Salzburg) e Lukas Nmecha (Wolfsburg) fecharam a lista alemã.

Artilheiros da Liga dos Campeões 2021/22:
1. Haller (Ajax) – 6 gols
2. Lewandowski (Bayern de Munique) e Salah (Liverpool) – 5 gols cada
4. Nkunku (RB Leipzig) – 4 gols

Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente. Exemplo: Thiago Alcântara (Liverpool) é filho do brasileiro Mazinho, nasceu na Itália e defende a Espanha. Portanto, se marcar na edição atual, entrará na estatística espanhola.

Fonte: ge

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias