Avançam as obras na represa do Rio Pardo em Botucatu

A barragem do Rio Pardo, localizada próximo a represa do Mandacaru, vem avançando em seu cronograma de obras. Centenas de operários trabalham inclusive no período noturno no canteiro da barragem.

Segundo publicação do Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, no último sábado, dia 24, as obras continuam na concretagem da barragem central e vertedouro. Houve também a retomada das obras da barragem de terra, margem direita na área do antigo canal de desvio.

O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.

A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.

O projeto

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias