Botucatu é contemplada com mais 272 moradias na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida
Informação, confirmada pelo Prefeito Pardini ao Acontece Botucatu, consta em portaria publicada pelo Ministério das Cidades
O Governo Federal iniciou nesta quarta-feira (22) a implementação do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com o anúncio da 1ª Seleção de Propostas direcionada à Faixa 1 (FAR), ou seja, para famílias com renda de até 2 salários-mínimos (ou R$ 2.640,00 em valores atuais).
De acordo com a portaria número 1.482, publicada pelo Ministério das Cidades, Botucatu foi contemplada para receber novas moradias da faixa mais disputadas do programa de moradias. No total, segundo apurado pelo Acontece Botucatu, são 272 apartamentos para o município.
A distribuição, de acordo com a portaria, contempla 204 apartamentos para o residencial Botucatu 1, na região do Santa Eliza e mais 68 unidades para o residencial Haway, no Convívio.
O projeto foi apresentado ao Governo Federal no primeiro semestre pelo Prefeito de Botucatu Mário Pardini. Consultado pelo Acontece Botucatu, ele confirmou o empreendimento no município.
Recebi uma ligação do Dr. Geraldo Alckmin (Vice-Presidente da República). Estou emocionado. Apresentamos esse projeto em Brasília, já em função da parceria que a gente fez com a Usina São Manoel, na pavimentação da Avenida do bairro Árvore Grande, que está interligando com Rubião Junior. Apresentei o projeto, falei da viabilidade, que vamos construir uma escola de tempo integral no Santa Eliza, mostrei que tem água, esgoto, pavimento na porta. Nosso projeto foi considerado um dos melhores do país e foi viabilizado. Mais um milagre para nossa cidade, disse Pardini ao Acontece Botucatu.
Ainda não há informações sobre o início da construção das moradias, nem do processo de sorteio das mesmas. Serão dois locais de construção, sendo uma área entre o Santa Eliza e Árvore Grande e outra na região do Convívio.
Segundo Pardini, há um prazo de 6 meses para todo o trâmite burocratico e apresentação do projeto executivo. Após esse prazo, há uma estimativa de 18 meses para a construção dos empreendimentos.
A faixa 1 do Minha Casa Minha Vida é a mais disputada pelas Prefeituras de todos o país e beneficia famílias que possuem renda máxima de dois salários mínimos. Lembrando que em 2019 Botucatu entregou quase mil apartamentos nessa modalidade com os residenciais Cachoeirinha.
Unidades no restante do país
São 187,5 mil unidades habitacionais selecionadas pelo Ministério das Cidades, em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil.
Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.
Fonte: Acontece Botucatu