Botucatu: Setembro Amarelo – Prefeitura e Prédio da Saúde são iluminados de amarelo por conscientização sobre “Prevenção ao Suicídio”

As ações de prevenção ao suicídio, como parte do movimento nacional Setembro Amarelo, continuam sendo realizadas em Botucatu.

Espaços públicos, como a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, receberam iluminação na cor amarela, com o objetivo lembrar a todos sobre a importância de discutir a prevenção ao suicídio e ao adoecimento psíquico.

Em outra ação, Rede de Proteção a Vida está instalando dezenas de placas em pontes de Botucatu, para conscientizar a população sobre a importância do tema “Prevenção ao Suicídio”, com frases de motivação. Nesta quarta-feira, 15, foram colocadas placas em pontes estratégicas, em todas as regiões de Botucatu.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio.

A região de Botucatu tem um dos maiores índicas de suicídios no Brasil.

Setembro Amarelo

A origem do movimento Setembro Amarelo e todo o trabalho de conscientização contra suicídio começou com a história de um jovem americano de 17 anos, que cometeu suicídio na década de 90.

Nem a família, nem os amigos, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar a própria vida. No funeral dela, os amigos fizeram cartões amarelos com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”.

A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com a finalidade de que países adotem estratégias de enfrentamento ao assunto. O amarelo foi a cor escolhida para representar essa campanha.

Fonte: Botucatu Online

Compartilhe nas Redes Sociais