Botucatu vacinou apenas 40% das crianças contra a pólio

Além de imunização nas unidades, equipe de Saúde está percorrendo as escolas, fazendo a busca ativa dos faltosos. A pólio é uma doença sem cura, que deixa sequelas irreversíveis.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, ou paralisia infantil, foi ampliada em todo o Brasil até o dia 30 de setembro com o objetivo de aumentar a imunização de crianças entre 1 e 5 anos incompletos contra a doença.
 
Apesar de a vacina estar disponível em todas as unidades e da realização de ações como o Dia D, a porcentagem de crianças vacinadas ainda está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças.
 
Em Botucatu, apenas 40% do público alvo recebeu as duas gotinhas contra a pólio e a Secretaria de Saúde está intensificando as ações para ampliar a cobertura vacinal.
 
Ao longo do mês de setembro, as unidades de saúde estão se unindo com os centros de educação infantil para realizar a busca ativa de crianças faltosas. As enfermeiras das unidades estão verificando a lista e checando se a carteirinha de vacinação está atualizada. Caso alguma das vacinas esteja faltando, entre elas a da polio, os pais da criança são comunicados e orientados a atualizar.
 
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é transmitida por um vírus que causa sequelas graves e irreversíveis, como a perda de movimentos. Veja o depoimento de uma pessoa que teve a doença em uma época que a vacina ainda não existia.
 
 Nos Estados Unidos já foi decretado Estado de Emergência depois que o vírus da polio foi identificado. O país está fazendo uma mobilização nacional para vacinar as crianças entre 1 e 5 anos incompletos. A vacina contra a pólio é administrada de forma oral, através de duas gotinhas. As doses devem ser tomadas anualmente, durante a campanha nacional, por crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias.
 
Os pais que ainda não levaram seus filhos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima, portando a carteirinha de vacinação da criança. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Botucatu também conta com uma sala de vacinação noturna, funcionando de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h30.
 
Além da vacina contra a pólio, as unidades estão abertas para atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes através da multivacinação. Basta procurar uma unidade de saúde, acompanhado dos pais ou responsáveis, portando a carteira de vacinação.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais