Em caso raro, vaca dá à luz bezerros trigêmeos em Paulistânia

Segundo veterinários, probabilidade da gestação de trigêmeos ocorrer é de 1 a 2%

O criador de gado Gereval de Andrade, de Paulistânia (SP), teve uma grande surpresa após o parto de um dos animais do seu sítio.  Carinhosamente chamada de Menina, a vaca deu à luz bezerros trigêmeos, algo incomum e até então nunca visto pelo pecuarista.

Segundo veterinários, a probabilidade da gestação de trigêmeos ocorrer é de 1 a 2%. Neste caso, Menina deu à luz em um parto normal, na manhã da última terça-feira (25), e os três bezerros logo surpreenderam a todos, inclusive o veterinário que acompanhou o parto.

“Na hora, eu me surpreendi, pois nunca tinha visto antes. É a primeira vez que participo de algo assim”, relata o médico veterinário Luiz Alberto.

O dono da propriedade, que não estava no local no momento do nascimento, também levou um susto ao descobrir sobre o nascimento triplo.

“Quando cheguei na chácara, ela tinha acabado de criar os trigêmeos. Nunca vi nada parecido”, conta Gereval.

Agora, como em todo pós-parto, os cuidados são necessários tanto para a mãe, como para os filhotes, sobretudo quando o caso envolve o nascimento de três de uma única vez. Diante do ineditismo, Gereval procura se adaptar ao cenário e trabalhar a nutrição dos quatro animais.

“Eles estão em um piquete separado com mais uma vaca que acabou de parir. Neste momento, eles precisam ser amamentados por igual para que nenhum fique sem leite. Depois que ficarem fortes, eles conhecerão o pasto da propriedade”, relata.

Atualmente, Menina pesa cerca de meia tonelada, mas, durante a gestação, beirou os 600 quilos, segundo Gereval. O veterinário comenta que os cuidados extras com o animal são cruciais para que não haja nenhum distúrbio metabólico nesta situação.

“É necessário um suporte nutricional maior, porque este animal está dando à luz três vidas. Pode ocorrer algum distúrbio metabólico no animal e você tem que suplementar trazendo uma nutrição mais adequada logo após o parto. Estamos acompanhando”, comenta.

Com uma gestação que dura, em média, 280 a 290 dias, tendo uma base de nove meses e meio, o período de prenhez de uma vaca é o mesmo tanto para bovinos focados em corte quanto para rebanho de produção leiteira.

No entanto, entre os dois tipos, a vaca de corte apresenta um índice menor de reprodução, sendo que a média no Brasil, segundo dados de uma consultoria pecuária, é de um bezerro a cada 15 meses. Isso torna o caso da Menina, uma vaca de corte, ainda mais raro.

“Provavelmente ela ovulou três corpos lúteos e fecundou três espermatozóides ou fecundou dois espermatozóides com ovulação dupla e um desses, ainda no meio do caminho, se dividiu, o que é mais provável”, explica o veterinário.

Ainda sem nomes, Gereval espera que os três bezerros superem as adversidades iniciais e cresçam com saúde. “Foi raro o nascimento. Mas a gente espera agora que eles tenham uma vida saudável como os outros”, diz.

Fonte: Tem Mais

Compartilhe nas Redes Sociais