Funcionários da Fundação Casa entram em greve na unidade de Botucatu

Movimento estadual começou nesta quarta-feira (03)

Funcionários da unidade de Botucatu da Fundação Casa estão em greve. A informação sobre a adesão ao movimento estadual foi revelada por prestadores de serviço da unidade em conversa com o Acontece Botucatu na manhã desta quarta-feira, dia 03.

Segundo os funcionários do Centro de Atendimento Socioeducativo para Adolescentes, o movimento começou logo a meia-noite de quarta-feira. Em nota citam “esgotamento de negociações coletivas”.

A categoria reivindica valorização profissional, segurança no trabalho e contesta as suspensões de funcionamento e os fechamentos de unidades socioeducativas que vêm ocorrendo desde 2021 no estado de São Paulo.

A decisão foi tomada no sábado (29/4) durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores nas Fundações Públicas de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Privação de Liberdade do Estado de São Paulo (Sitsesp).

Segundo ofício do sindicato, a Fundação teria informado, no dia 15 de abril, que o governo estadual não faria reajuste salarial após ter dito, um dia antes, que o aumento do salário com reposição inflacionária de 6,7% dependeria de aprovação de uma comissão. O governo teria sugerido inicialmente o reajuste de 5,75%, o que o sindicato não concordou por estar abaixo da inflação.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação CASA, esclarece que o Governo do Estado de São Paulo ofereceu 5.75% de reajuste salarial, inclusive sobre os benefícios (vale refeição, vale alimentação, auxilio creche e funeral), aos servidores da Fundação CASA. A proposta foi recusada, em assembleia, no último dia 29 abril.

No total Botucatu tem neste momento 54 adolescentes internos. Ainda segundo informações, na unidade de Botucatu estão trabalhando a direção e pessoas com cargos comissionados, além de seguranças.

Acontece Botucatu fez contato com a Assessoria de Comunicação da Fundação Casa e aguarda uma nota de posicionamento do movimento de paralisação.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais